Dia de Gibi Novo: Orbiter
Escrito por Warren Ellis e ilustrado por Colleen Doran, Orbiter é algo que eu não via há algum tempo: uma graphic novel original de mais de cem páginas - em oposição às coleções de histórias muito mais comuns (os trade paperbacks).
Orbiter conta a história do Venture, um ônibus espacial que retorna à Terra depois de dez anos desaparecido. Mais que isso: a nave volta cheia de modificações e com apenas um dos seus sete tripulantes. O desaparecimento da Venture causou o fim do envio de astronautas ao espaço, resumindo o programa espacial americano - o único além do Russo que já teve alguma graça - ao lançamento de satélites. A história mostra o que estamos perdendo com o fim dos vôos tripulados e a importância disso para o imaginário humano.
O volume é a - merecida - formatura de Ellis, marcando sua passagem para o mainstream da cultura pop, com uma obra que não faz feio perto da melhor ficção científica que anda por aí hoje. Além de evitar os vícios do autor, Orbiter consegue explorar idéias sem soar como pregação. Os desenhos de Doran - de quem nunca gostei muito - estão perfeitos para a história, mostrando tão bem as expressões dos personagens quanto os cenários terrestres e espaciais.